Engenho do Mato - RJ


Engenho do Mato é um bairro de classe média da cidade de Niterói, que faz parte da Região Oceânica e surgiu depois da junção de grandes fazendas do local.

O Engenho do Mato está localizado na Região Oceânica de Niterói e faz limite com o bairro de Várzeas das Moças. E está situada a cerca de 20km do centro de Niterói e 42km do Aeroporto Internacional Tom Jobim - Rio Galeão.

Posteriormente, nos anos 70, sugiram os loteamentos que foram responsáveis pela configuração atual do bairro. Atualmente, grande parte da área plana é ocupada por residências de moradores de classe média que, em sua maior parte, teve acesso à terra a partir da compra direta aos posseiros mais pobres. A população de baixa renda localiza-se principalmente no Jardim Fluminense e nas encostas da Serra da Tiririca. 

As propriedades, antes destinadas à veraneio ou finais de semana, hoje apresentam-se como local de moradia permanente de uma população que tem como remanescentes da vida rural a tranqüilidade e a paisagem, bem como a proximidade com as praias oceânicas. Estes são os principais elementos atrativos e de valorização dos terrenos do bairro. A entrada do capital imobiliário, somado ao asfaltamento das principais vias de acesso ao Engenho do Mato, resultaram nas altas taxas de crescimento anual da população a partir da década de 1970.

Casa em Condomínio à venda

Ponto comercial à venda

Casa para alugar

Ponto comercial para alugar